HISTÓRIA

A Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho cujo nome faz referência as histórias infantis clássicas, situa-se no Bairro Vila Concórdia, na Rua Tancredo Neves, 07, Paranatinga-MT, construída num terreno de 854,00 m², com área construída de 685,33 m² e área livre de 168,67 m².

Existem registros fotográficos e relatos de pessoas da comunidade indicando que a EM Chapeuzinho Vermelho funciona desde 1983 com uma sala de aula, um banheiro e uma cozinha; porém a Escola foi oficialmente criada através do Decreto Lei Municipal nº 004/1990, sob a gestão do então prefeito Jaime Dias Pereira Filho, tendo como espaço físico na época de sua construção, duas salas, uma cozinha e dois banheiros.

No ano de 2003, sob o mandato do prefeito Pedro Dalla Nora, a região começou a prosperar e junto com ela, a Escola. O número de alunos foi aumentando, fazendo-se necessária a ampliação de mais uma sala de aula. No mesmo ano, os professores resolveram construir uma sala para os mesmos juntamente com um banheiro, realizando esta obra com recursos do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola).

Em 2008, a Escola passa a contar com uma Diretora, a senhora Françoise Vânia Rocha Guimarães Campos, nomeada pelo então Prefeito Francisco Carlos “Carlinhos” do Nascimento, conforme Portaria nº 024/2008, sendo que nos anos anteriores a escola ficava a mercê das coordenadorias gerais da Secretaria Municipal de Educação; já na administração da diretora, a escola passa por alguns reparos como: pintura geral, criação de uma nova fachada e construção de uma calçada.

Em outubro do ano de 2008, foi aprovada a Lei Municipal nº 511/2008, que regulamenta os dispositivos do art. 14 da Lei Federal nº 9.394/96, bem como o inciso VI do art. 206 da Constituição Federal e art. 59, parágrafo único, da Lei Municipal nº 002/2000, que estabelecem a Gestão Democrática do Ensino Público do município de Paranatinga, adotando o sistema eletivo para escolha dos dirigentes dos estabelecimentos de ensino e a criação dos Conselhos Deliberativos das Comunidades Escolares (CDCE´s) nas Unidades de Ensino.

Aos 23 dias do mês de dezembro de 2008, pela primeira vez na história do município de Paranatinga, realiza-se no Auditório da Prefeitura Municipal a posse da Diretora Françoise Vânia Rocha Guimarães Campos, conforme portaria 186/08, tendo em vista a proclamação dos resultados da eleição para Diretor, realizada através do voto direto da comunidade escolar e estabelece a Gestão Democrática para o biênio 2009/2010.

Em 16 de dezembro de 2010, a candidata Françoise Vânia Rocha Guimarães Campos é reeleita para o biênio 2011/2012, tomando posse no auditório da Prefeitura.

No ano de 2010, a escola é agraciada com um laboratório de informática ProInfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), criado pela portaria nº. 522/MEC 09 de abril de 1997; porém, o mesmo fica sem funcionamento, motivo este que estaria relacionado à sobrecarga de energia elétrica, pois a escola estaria dividindo o mesmo padrão elétrico com a Creche Municipal Menino Jesus.

Nesse mesmo ano, a escola enfrenta problemas relacionados ao número elevado de alunos. A demanda por vagas no Vila Concórdia, o Bairro mais populoso da cidade, tem sido muito grande nos últimos anos.

Já no ano de 2011, a escola conquista sua autonomia elétrica com um novo padrão de energia, podendo assim a comunidade escolar Chapeuzinho Vermelho usufruir das novas tecnologias.

No ano de 2012, a Srª. Girlaine David Alves é eleita para o biênio 2013/2014, tomando posse no auditório da Prefeitura. Girlaine teve de abdicar-se ao cargo em 31 de julho de 2014, conforme consta no diário oficial 26318-27/06/2014, sendo convocada a tomar posse em cargo público no Estado, na função de professora de História.

A Srª. Françoíse Vânia da Rocha Guimarães Campos, que era Coordenadora Pedagógica, assumiu o cargo de Diretora interinamente.

No final de 2014, houve nova eleição, sendo vencida pela Srª. Françoíse Vânia da Rocha Guimarães Campos, candidata única. A Srª. Edvânia Oliveira de Souza foi escolhida Coordenadora Pedagógica.

Em 2016, a Escola mudou de endereço, pois foi inaugurado, no final de 2015, um novo edifício, construído através de recursos provenientes do PAR 2011-2014 (Plano de Ações Articuladas), em Convênio com o FNDE- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, sendo deferido e executado, então, o “Projeto de Construção de Escola”, que segue, em anexo.

No final de 2016, após a desistência da candidata única, Srª. Francisca Moreira Braga, não havendo candidatos, o cargo de Diretor desta Escola foi colocado à disposição da Secretaria Municipal de Educação. A Srª. Eliara Priscila Andrade da Mata foi designada pela SMEC a assumir o cargo, seguindo os preceitos do art. 91 da Lei Municipal nº 511/2008.

No início de 2017, A Srª. Jileuza Reis Vieira foi designada pela Secretaria Municipal de Educação para assumir o cargo de Coordenadora Pedagógica.

Em fevereiro de 2017, Eliara desistiu do cargo por motivos pessoais. A Srª. Jileuza Reis Vieira, portanto, completou o mandato para o biênio 2017/18. A Srª. Jussiane Moreira Marques Gomes foi designada pela Secretaria Municipal de Educação para assumir o cargo de Coordenadora Pedagógica.

No início do ano de 2018, a Srª. Franciane Lima Cavalcante Teza foi escolhida Coordenadora Pedagógica.

No final de 2018 houve eleições para Direção, havendo como candidata única a Srª. Franciane Lima Cavalcante Teza, que foi eleita para o mandato 2019/20.

No início de 2019, a Srª. Jileuza Reis Vieira se predispôs a assumir o cargo de Coordenadora Pedagógica.

Em maio de 2019, por motivos pessoais, a Srª. Jileuza solicitou destituição do cargo, que foi assumido pela Srª. Janaína Fernanda Lima de Oliveira.

No ano de 2019, com demanda por vagas, foi necessário a construção de mais uma sala de aula.

Em 2019 inicia-se na Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho  a atualização e ampliação no PPP com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação(PNE). Este documento normativo aplica-se exclusivamente à Educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996)1, e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN).

A Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho, no início de 2020 é contemplada com a inauguração de uma nova sala de aula para suportar a demanda existente, estando prevista a construção de outra, além de uma quadra de esportes e demais melhorias na infraestrutura do edifício.

Atualmente 2021, a Escola conta com 16 turmas de Ensino Fundamental nos anos iniciais (1º ao 5º ano), num total 327 alunos, considerando os dois turnos de funcionamento (matutino e vespertino). Há, também, duas turmas de Atividade Complementar (reforço), nos contraturnos dos alunos atendidos (uma no período matutino e outra no vespertino).

 

SALAS DE AULA

NÚMERO DA SALA

MATUTINO

VESPERTINO

01

1º ano A

1º ano B

02

2º ano A

2º ano B

03

3º ano A

3º ano B

04

4º ano A

4º ano B

05

5º ano A

5º ano B

06

5º ano C

2º ano D

07

2º ano C

1º ano C

08

4º ano C

3º ano C

Obs¹: uma das salas é improvisada, devido ao seu espaço reduzido, com capacidade para receber no máximo 18 alunos. Porém, está totalmente adequada para ser utilizada como sala de aula, com ótima ventilação (ar-condicionado) e iluminação.

Obs2: todas as salas de aula possuem ar-condicionado e ótima iluminação

DEMAIS DEPENDÊNCIAS

Cozinha com divisões para depósito de alimentos e para depósito de utensílios

Lavanderia coberta

Laboratório de Aprendizagem

Biblioteca

02 Depósitos de materiais e brinquedos pedagógicos

Sala dos professores

Sala de Articulação

02 Banheiros individualizados e adaptados para PcD´s, feminino e masculino para os alunos

Banheiro Unissex para os servidores

Banheiro Unissex para os servidores da Cozinha

Sala de Direção e Coordenação

Secretaria

Pátio coberto, que também é utilizado como Refeitório

Quadra de areia descoberta

Parquinho coberto

Casinha coberta, com escorregador

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário